Restrição de celulares nas escolas e o impacto no uso da internet por adolescentes
- Giselle
- há 11 minutos
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A política que restringe o uso de celulares em escolas de educação básica no Brasil provocou uma redução significativa no uso da internet por adolescentes nas escolas. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, a proporção de jovens entre 9 e 17 anos que acessam a internet nas escolas caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025.
“A alteração nas normas escolares exige que repensemos como o digital entra no ambiente de aprendizagem.”
Apesar da diminuição no ambiente escolar, o acesso geral à internet entre essa faixa etária permanece em torno de 92%. Isso sugere que os jovens continuam on-line fora da escola — e que a mudança escolar pode refletir em usos diferentes da tecnologia.
Entre os possíveis efeitos dessa medida estão:
Redução de distrações em sala de aula, mas também risco de limitar o uso pedagógico positivo da internet se não for bem implementada.
Necessidade crescente de estratégias de ensino que substituam o acesso livre ao celular por recursos digitais supervisionados e adequados.
Mudanças no padrão de uso domiciliar e nos hábitos de tela que podem impactar saúde mental, sono e comportamento.
“Quando a escola redefine o espaço digital, o jovem passa a vivenciar o mesmo dispositivo em casa de forma diferente.”
Para que a restrição seja benéfica, é preciso que escolas, famílias e profissionais da saúde atuem juntos:
Desenvolver práticas digitais pedagógicas alternativas ao uso de celulares desconectados das aulas.
Educar e monitorar o uso de telas em casa, especialmente fora do horário escolar.
Acompanhar os impactos na saúde dos adolescentes, como sono, ansiedade e atenção, visto que padrões digitais mudam com medida escolar.
A medida escolar sobre celulares não é um controle isolado: é parte de uma discussão mais ampla sobre uso responsável de tecnologia entre jovens. O tema afeta ensino, saúde e comportamento — e merece atenção colaborativa.
Fontes: Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025; Guia Crianças, Adolescentes e Telas – Governo Federal.




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