top of page
Buscar

Agosto Dourado: juntos pela amamentação


“Hoje sabemos que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno. Mas, os benefícios não param por aí, pois a amamentação tem aspectos psicológicos importantes, uma vez que fortalece o vínculo mãe e bebê. Ou seja, é um grande benefício não só no presente, mas por toda a vida.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP

A SPSP, que desde a sua fundação realiza ações de incentivo ao aleitamento materno, criou a campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação para proteger, promover e apoiar esse método de oferta à nutrição do bebê. O principal objetivo da campanha é sensibilizar para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil. As ações da SPSP pela campanha buscam envolver não só pediatras, mas profissionais de saúde e a sociedade como um todo. A frase “juntos pela amamentação” visa estabelecer uma responsabilidade em conjunto em prol da questão.

Anualmente, a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) define o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A iniciativa tem o intuito de mobilizar a população mundial em relação aos diversos assuntos relacionados ao aleitamento materno, bem como criar desafios e propostas. A campanha Agosto Dourado da SPSP procura alinhar sua programação com o conteúdo escolhido para a SMAM.

A Organização Mundial da Saúde traçou como meta alcançar o ano de 2025 com pelo menos 50% de aleitamento exclusivo até os seis meses de vida. Certamente a SPSP abraça esse propósito e visa, inclusive, contribuir para que essa meta seja superada.

“Com uma estrutura segura e focada na importância da informação, sensibilização e acolhimento dos profissionais de saúde que lidam com lactantes e seus familiares, abrangendo a sociedade como um todo, podemos, de forma eficaz e irreversível, fortalecer a saúde das crianças, desde a sua base, da sua raiz: a amamentação.”

Yechiel Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP


bottom of page