top of page

Agosto Dourado 2025: apoio à amamentação é essencial

  • Foto do escritor: Giselle
    Giselle
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura
Promover a amamentação é cuidar do futuro desde o início
Promover a amamentação é cuidar do futuro desde o início

O mês de agosto chega com um importante alerta para profissionais da saúde, gestores públicos e toda a sociedade: é hora de intensificar o apoio à amamentação. A campanha Agosto Dourado, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), segue o tema proposto pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025: "Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis".


A proposta da campanha é clara: destacar que o aleitamento materno vai muito além do ato de nutrir. É uma prática que protege a saúde do bebê e da mãe, fortalece vínculos afetivos, reduz a incidência de doenças crônicas e ainda contribui para a preservação ambiental — evitando resíduos plásticos e a contaminação da água pelo uso de fórmulas infantis.


“A regra é o aleitamento materno, que traz benefícios não só no presente, mas por toda a vida”, destaca o Dr. Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP.

Para garantir esse direito, é necessário atuar desde o pré-natal com orientação qualificada, apoio hospitalar e, especialmente, acolhimento contínuo após a alta — quando as mães enfrentam os maiores desafios para manter a amamentação, especialmente diante do retorno ao trabalho.


“Empoderar as mulheres em todos os contextos, inclusive no ambiente de trabalho, é essencial para manter o aleitamento e alcançar a igualdade de gênero”, reforça a Dra. Rosangela Gomes dos Santos, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

A campanha ainda prevê eventos para profissionais da saúde e ações de comunicação voltadas ao público geral, fortalecendo o compromisso coletivo com o aleitamento materno.


 
 
 

Comentários


bottom of page