top of page
Buscar

Segunda edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” acontece em mais de 60 cidades


O "Setembro Dourado" é conhecido por ser o mês da conscientização sobre o câncer infantil, e traz, no dia 18, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.


Para promover a conscientização da população sobre o tema, acontece, nos dias 16 e 17 de setembro, a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” , que será realizada em mais de 60 cidades do País, com a presença de voluntários médicos e outros profissionais de saúde. A iniciativa foi lançada em 2022 pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin após o diagnóstico da doença na filha do casal, Lua, de 3 anos.


De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 a 250 casos novos de retinoblastoma por ano no Brasil; e de 7.500 a 8 mil no mundo. A grande preocupação dos médicos é com o diagnóstico tardio. A oncologista pediátrica Carla Macedo, do Hospital do GRAACC, explica: "Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é essa chance".


Para Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade.


Segundo ele, é preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas. “Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e impede que doenças oculares sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, alerta.


Sobre a campanha

Em sua segunda edição, nesse ano, a campanha conta com apoio médico e científico do CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CFM - Conselho Federal de Medicina, entre outros Órgãos.


A campanha contará com atividades para crianças, totem para fotos e informações, em nove shoppings da rede Allos. Os jornalistas idealizadores da iniciativa estarão presencialmente no sábado, dia 16 de Setembro, no Shopping Taboão e Eldorado. Nos outros shoppings, a conscientização ficará a cargo de voluntários médicos e outros profissionais de saúde. Também será disponibilizado um espaço de mídia eletrônica com vídeos.


Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana), com entrevistas de especialistas e divulgação de uma cartilha digital.


Serviço:

Locais das ações: 16 e 17 de setembro, das 10h às 22h


São Paulo

Shopping Eldorado

Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros, São Paulo


Taboão da Serra

Shopping Taboão

Rod. Régis Bittencourt, 2643 - Jardim Helena


Rio de Janeiro

Via Parque

Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca


Belo Horizonte

Shopping BOULEVARD BH

Av. dos Andradas, 3000


Salvador

Shopping da Bahia

Av. Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvores


Manaus

Manauara Shopping

Av. Mário Ypiranga, 1300 - Adrianópolis, Manaus


Belém

Boulevard Shopping

Av. Visc. de Souza Franco, 776 - Reduto, Belém

Curitiba

Shopping Curitiba

R. Brg. Franco, 2300 - Centro, Curitiba


Goiânia

Shopping Passeio das águas em Goiânia

Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiânia


bottom of page