top of page
Buscar

II Fórum Virtual de Pediatria do CFM discutirá as repercussões da pandemia na prática médica


A Câmara Técnica de Pediatria do Conselho Federal de Medicina realizará em agosto a segunda edição do Fórum Virtual de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro irá discutir os reflexos da pandemia de covid-19 na prática da especialidade médica. Marcado para o dia 12, o evento terá como foco dois aspectos: as repercussões da crise sanitária sobre a saúde mental das crianças e adolescentes e o cenário atual das infecções respiratórias em Pediatria.


“Pediatras de todos os estados terão a oportunidade de debater a saúde do público infanto-juvenil nesse contexto de pandemia. Sabemos que desafios impostos foram muitos e, a partir deste Fórum, pretendemos criar e ampliar grupos de trabalho para discussão e apresentação de alternativas para a atenção diferenciada à saúde de crianças e adolescentes”, adianta coordenador da Câmara Técnica do CFM, Donizetti Giamberardino.


Segundo relatório recente divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estima-se que, em escala mundial, pelo menos um em cada sete crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos vivam com distúrbio mental diagnosticado; mais de 1,6 bilhão sofreram alguma perda de educação, com pelo menos 463 milhões incapazes de acessar o aprendizado remoto.


“Para as crianças, o isolamento se traduziu em perda da rotina reconfortante da escola, esportes, recreação, amigos e oportunidades de desenvolvimento social e emocional”, destaca o relatório The State of the World’s Children 2021: On my mind. Além disso, o isolamento social e o distanciamento do ambiente escolar prejudicaram no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças, sobretudo, na faixa etária de até 2 anos.


Programação – Após a abertura, será realizada a mesa redonda “Saúde Mental”, que debaterá o impacto causado pela pandemia Covid-19 no desenvolvimento cognitivo da criança e adolescente; os transtornos de comportamento e personalidade na pandemia e pós-pandemia; distúrbios de sono e comunicação; ansiedade, depressão e ideação suicida; entre outros pontos. Ainda no período da tarde, será realizada a mesa redonda sobre o cenário atual das infecções respiratórias em Pediatria, com amplo debate acerca dos dados epidemiológicos mais recentes de infecções respiratórias; a atual cobertura vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI); os mitos e verdades da imunização infantil para Covid-19; e a morbidade pós-covid em crianças e adolescentes.


O evento é totalmente gratuito e as inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (11). Após a participação no fórum, serão disponibilizados certificados de participação no fórum aos que acompanharem a atividade pela plataforma Zoom.


Acesse a programação e se inscreva em: II Fórum Virtual de Pediatria do CFM


II Fórum Virtual de Pediatria do CFM

Tema central: As repercussões da pandemia Covid 19 na prática da Pediatria

Data: 12 de agosto de 2022

Hora: 14h00 às 18h00

Local: Videoconferência – mediante a plataforma Zoom – com transmissão ao vivo pelo YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=o00cqzb5B3Y


bottom of page