top of page
Buscar

Cremesp visita Unifae e discorre sobre ética, educação médica e defesa da Medicina


Foto: Osmar Bustos


A presidente e o 1° secretário do Cremesp, Irene Abramovich e Angelo Vattimo, estiveram presentes, na últtima quarta-feira (20), no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), em São João da Boa Vista, para uma conversa com os estudantes do curso de Medicina, da qual participaram, também, os professores Reinaldo Biscaro e Mário Augusto Rocha.


No encontro, Irene chamou atenção dos alunos para questões que norteiam a prática médica: a relação médico-paciente; a importância do preenchimento correto do prontuário médico, do sigilo; e da legibilidade em receitas médicas. Em sua fala, a presidente, formada há mais de 50 anos, ressaltou que “não se arrepende nem por um segundo da profissão que escolheu” e reiterou que a Medicina deve sempre ser alicerçada na ética e no respeito.


Em paralelo, Vattimo explicou as principais funções do Cremesp aos estudantes — cartorial, fiscalizadora e judicante — e destacou que uma das preocupações da atual gestão é a educação médica e a propagação de conteúdos científicos. Prova disso são as ferramentas disponbilizadas gratuitamente pelo Conselho aos médicos do Estado de São Paulo, como o 5Minute Consult e a Medline Complete. Angelo também reforçou o compromisso da autarquia com a defesa do Ato Médico, e informou aos alunos a criação da Comissão mista voltada especialmente ao tema, a qual possui e-mail para recebimento de denúncias específicas sobre a invasão da Medicina por outros profissionais (comissaoatomedico@cremesp.org.br).


Após as explanações, Irene e Angelo esclareceram dúvidas dos presentes, relativas à regulamentação das Telemedicina; ao uso das redes sociais e à realização de procedimentos invasivos por outros profissionais de saúde.


Agenda Médica A presidente e o 1º secretário do Cremesp também participaram do podcast Agenda Médica, programa da Unifae conduzido por Biscaro. Em uma conversa descontraída, voltada, principalmente, aos graduandos em Medicina, Irene e Vattimo abordaram assuntos como a implementação de um exame obrigatório nas faculdades; retenção e honários médicos; regulamentação da Telemedicina; programa Médicos pelo Brasil e Revalida; e invasão do Ato Médico, entre outros.


O podcast já está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=b0epiNxXDB4

bottom of page