top of page
Buscar

Cremesp convoca com urgência reunião com Sociedades de Especialidades Médicas e grandes hospitais


O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) convocou para está quarta-feira (9), a partir das 20h, uma reunião em caráter de urgência, com as Sociedades de Especialidades Médicas e representantes dos grandes hospitais de São Paulo, para discutir a segurança do Título de Especialista e a ida do Conselho ao STF para uma audiência publica com o intuito de debater a abertura indiscriminada de vagas em faculdades de Medicina.


O Cremesp vem tomando diversas iniciativas para garantir o exercício legal da medicina. Em outubro, o 1º Secretário, Angelo Vattimo, esteve em uma audiência publica no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir sobre a autorização de aberturas indevidas de novas faculdades de medicina.


Agora em novembro, o jornal Estado de S. Paulo publicou um artigo no qual a presidente do Cremesp, Irene Abramovich e Vattimo, voltam a ressaltar a importância da realização de auditorias nas escolas médicas e do ensino de qualidade para a formação de profissionais competentes.


A entidade procura também discutir sobre Registro de Qualificação de Especialista (RQE). O Conselho acredita que este registro é de extrema importância e precisa estar em pauta, pois médicos que não possuem RQE não podem se intitular como especialistas sem que seu título tenha sido devidamente registrado no Cremesp. O profissional pode ter a formação especializada em determinada área, porém, é preciso registrar este título no CRM para que possa se promover como tal, conforme aponta a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) n° 1974/11.


Essa é mais uma das diversas ações que o Cremesp vem tomando para assegurar à ética e a boa prática da medicina no Estado de São Paulo.



bottom of page