top of page
Buscar

Julho Branco: com consciência, sem drogas


“A iniciação do consumo de drogas – lícitas e ilícitas – tem sido cada vez mais precoce e o impacto cada vez mais avassalador. É imprescindível que profissionais da saúde estejam preparados para abordar e orientar sobre essa questão, auxiliando, inclusive, a conscientizar pais e cuidadores em relação ao problema. E as escolas também são muito importantes nesse processo”. Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP

.

Julho Branco: com consciência, sem drogas, campanha promovida pela SPSP desde 2016, visa conscientizar profissionais de saúde e a comunidade sobre os efeitos nocivos do consumo precoce de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes.


A SPSP tem a visão de que o combate eficaz ao consumo de drogas (lícitas ou não) passa obrigatoriamente pelos consultórios dos especialistas. Com o preparo adequado do pediatra, pretende-se instituir um aconselhamento obrigatório sobre o tema. Ou seja, um tempo específico da consulta voltado à abordagem da questão, favorecendo uma intervenção preventiva e até curativa.


A campanha busca discutir o tema de modo contínuo, com a avaliação de estudos, números e estatísticas, algo fundamental para que se busque soluções e se ofereça sugestões e caminhos para o enfrentamento de tão grave problema. É obrigação da SPSP, dos pediatras e de todos os cidadãos de diferentes segmentos da sociedade estarem atentos e ativos na proposição de medidas eficazes. A campanha também busca parceiros para que, em conjunto, se alcance sucesso efetivo na diminuição do uso de drogas na infância e adolescência.


A campanha é coordenada pelo Grupo de Trabalho Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP.

.

“A família é a primeira fonte de informações para a criança e é o principal exemplo para o adolescente. Por isso, a saída é o diálogo e a prevenção”. João Paulo Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP


bottom of page