Desenvolvimento infantil é prioridade nos novos indicadores da APS
- Giselle
- há 18 horas
- 1 min de leitura

Durante transmissão ao vivo no dia 21 de maio de 2025, o Ministério da Saúde apresentou os novos indicadores que irão nortear a indução de boas práticas na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o país.
Entre os temas de destaque está o cuidado no desenvolvimento infantil, que passa a ser um dos focos de avaliação das equipes. O objetivo é estimular ações que garantam uma atenção integral às crianças, especialmente na primeira infância, fase decisiva para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Os indicadores são fundamentais para acompanhar e aprimorar o desempenho das equipes de saúde, fortalecendo a qualidade do atendimento prestado à população. A proposta é promover uma APS mais resolutiva, acolhedora e alinhada às reais necessidades das comunidades.
Cuidar do desenvolvimento infantil é investir no futuro da saúde pública
Além do desenvolvimento infantil, os indicadores abrangem outros aspectos essenciais, como saúde da mulher, saúde mental, controle de doenças crônicas e ampliação do acesso aos serviços.
A avaliação periódica das equipes permitirá identificar desafios, reconhecer boas práticas e direcionar investimentos e ações de apoio técnico, garantindo uma saúde pública mais eficiente e efetiva.
O cuidado na Atenção Primária é a base para um sistema de saúde forte e capaz de transformar vidas, especialmente quando investe no desenvolvimento saudável desde os primeiros anos de vida.
Comments