top of page
Buscar

Crescimento do número de médicos é destaque da nova edição do estudo Demografia Médica no Brasil


O vigoroso crescimento da população médica apontado na nova edição do estudo Demografia Médica no Brasil é o principal destaque da nova edição do jornal Medicina. A publicação está disponível na plataforma eletrônica Publicações CFM e pode ser conferida AQUI.


O boletim traz um resumo dos números indicados no levantamento organizado pelo CFM com apoio técnico da Universidade de São Paulo (USP) e também gráficos sobre a evolução da população e da razão médico por mil habitantes desde 1.980 até os tempos atuais, além da distribuição dos profissionais pelo território brasileiro.


Saeme – Outro destaque é a campanha que será lançada neste ano para chamar a atenção para a importância do ensino médico de qualidade. Com o tema “Saeme, defendendo a ética e a qualidade no ensino”, a ação visa ressaltar à sociedade os benefícios da qualificação dos cursos de medicina para a saúde brasileira. A publicação traz informações sobre a o trabalho desenvolvido pelo Saeme (Sistema de Escolas Médicas) como estratégia para qualificação das escolas médicas no País.


Desenvolvido pelo CFM com o apoio de especialistas da área médica, o programa possui selo internacional, tendo sido credenciado pela World Federation for Medical Education (WFME). A instituição é composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente.


Palavra do presidente – A edição traz também uma reflexão do presidente do CFM, Mauro Ribeiro, sobre as lições deixadas em 2020 para a humanidade. A Palavra do Presidente faz uma análise sobre a importância da atuação dos médicos na linha de frente do cuidado aos milhões de pacientes infectados pelo novo coronavírus.


No artigo publicado, o diretor Mauro Ribeiro analisa a atuação do CFM desde o início da pandemia: “nesse sentido, o Conselho Federal de Medicina (CFM), ao longo desses 12 meses, buscou abrigo na ciência e no ativismo para que, dentro de seu escopo de atuação, os deveres e direitos dos médicos e pacientes fossem preservados, defendendo-os de intenções que não tinham como alvo a qualificação plena da assistência oferecida aos brasileiros”. Todas essas informações estão na edição nº 209 do jornal Medicina. ACESSE AQUI


bottom of page