top of page
Buscar

CFM e AMB aliam forças em prol da saúde, médicos e pacientes


Diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) – as duas maiores entidades nacionais da categoria – alinharam uma estratégia de ação conjunta durante reunião de quase três horas, realizada na terça-feira (14), em São Paulo (SP). No encontro, as lideranças discutiram medidas que podem ser adotadas com relação a temas que podem impactar o exercício da medicina no País.


Entre os temas que estão no radar do CFM e da AMB, estão a expansão de novas vagas e escolas médicas; o desrespeito de outras categorias profissionais à Lei do Ato Médico; a certificação de especialistas; a necessidade de valorização dos médicos; e as falhas na infraestrutura de atendimento. Ao fim da conversa, os diretores acordaram o desenvolvimento de ações conjuntas com respeito a esses e outros pontos de uma pauta comum focada nos profissionais e na qualidade da assistência.


Na oportunidade, foi definido que as entidades voltarão a se reunir regularmente para avaliar cenários, definir estratégias e implementar iniciativas que visem a defesa dos interesses da categoria e a proteção da saúde dos pacientes. Entre as ações já pré-estabelecidas entre os dirigentes estão o fortalecimento e valorização do ensino médico e da rede de apoio aos jovens médicos, além da possibilidade de discutir conjuntamente importantes temas, como a Resolução que define a cirurgia robótica.


“Esse encontro resgata o que anunciei no primeiro dia como presidente do CFM: as entidades médicas encontrarão na nossa autarquia um aliado disposto ao diálogo e à construção de uma agenda convergente em torno de temas que sejam comuns e de importância aos diferentes públicos que transitam pelo universo da saúde e da medicina”, relembrou José Hiran Gallo.


Segundo ele, somente com respeito e harmonia as instituições conseguirão vencer os muitos desafios que hoje são impostos à medicina brasileira. “Para fazer frente a essas ameaças, as entidades médicas precisam superar eventuais diferenças na certeza de que, ao marcharem unidas, elas se fortalecem”, disse.


“Hoje é um dia de glória, de muita satisfação e de alegria, ao recebemos em nossa sede diretores do CFM. Conseguimos construir, aqui, alinhamento de propósitos na busca de uma convivência harmoniosa, profícua e exitosa. Essas importantes entidades, cada qual com seu papel e seu ofício, buscarão sempre o melhor para a assistência ao cidadão e ao ético exercício da medicina. Certamente, hoje estabelecemos um novo marco histórico na relação entre AMB e CFM”, destacou César Eduardo Fernandes, presidente da Associação.


O presidente do CFM esteve na sede da AMB, em São Paulo, acompanhado de seu 1º vice-presidente, Jeancarlo Cavalcante; e do conselheiro federal e representante do CFM no Conselho Deliberativo da AMB, Carlos Magno Dalapicola. Pela AMB, participaram o 2º vice-presidente Jurandir Marcondes Filho; o secretário-geral, Antônio José Gonçalves; os diretores Akira Ishida e Fernando Tallo (Diretoria Financeira); José Fernando Macedo (Defesa Profissional) e José Eduardo Lutaif Dolci (Científico).


bottom of page