top of page
Buscar

Acessórios de amamentação são recomendados?


Por nove meses, as futuras mamães e papais se preparam para os encantos e desafios da maternidade e paternidade. E uma das “modas” é o uso de acessórios para amamentação, que podem ser úteis para amamentação.


Poltrona

Pode parecer apenas item de decoração no quarto do bebê, mas uma poltrona dedicada à amamentação é uma excelente aliada para esse momento. Experimente e escolha um modelo confortável.


Almofada

Uma posição adequada para amamentar pode evitar traumas nas mamas. A almofada em formato de U ajuda a manter a postura e coloca a criança na altura ideal. Assim, mamãe e bebê ficam mais confortáveis e o acessório pode ser usado na poltrona.


Sutiãs

A escolha do sutiã é um gesto de autocuidado, muito útil durante a gestação e lactação, por conta do aumento de volume e peso das mamas. Não recomendamos o uso do sutiã com orifício central para preparo dos mamilos durante o pré-natal. 

A dica é usar um sutiã que facilite a mamada, que cubra toda a mama, confortável, ajustável e sem compressão abaixo da borda. A abertura pela frente ainda facilita a amamentação.


Bomba extratora

A bombinha é um bom acessório quando a produção precisa ser estimulada ou o leite armazenado, por exemplo, na volta ao trabalho. Pode ser manual ou elétrica e a melhor opção será sempre a que você se adequar e se sentir mais confortável.


Já os próximos acessórios podem ser até prejudiciais para a mamãe ou para o bebê Conchas 

As conchas são dispositivos plásticos em forma de disco, com um orifício redondo no centro, colocados sobre os seios e por baixo do sutiã, projetando a mama para a frente (protrusão do mamilo).

Elas podem prejudicar a pega do bebê, causar vazamento ou até mesmo deixar o leite empedrado, uma das principais causas de mastite. Há ainda o risco de infecções, já que com o uso das conchas, os mamilos ficam sempre úmidos, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias.


Protetores flexíveis

São os famosos “bicos de silicone”, protetores finos e macios, colocados sobre a área do mamilo e da aréola, antes da mamada.

As mães costumam usar por bico do peito plano ou invertido, para diminuir as dores do início da amamentação e para “acertar a pega”. Mas a recomendação é que seja utilizado apenas por orientação médica, pois ele pode interferir na amamentação.

A mama tem glândulas que, através da saliva do bebê, reconhecem suas necessidades nutriconais e até anticorpos que são importantes naquele momento.

Além disso, a pega é no bico, enquanto que no seio é na aréola (confusão de bicos pode causar desmame), sem contar riscos de infecção  (fungos – sapinho no bebê e candidíase na mama ou até mastite).  


Lanolina

É uma cera natural, que vem da lã de ovelha e que pode conter pesticidas e causar alergias. Não deve ser usada como prevenção (para não ter fissuras ou traumas mamilares). A técnica de amamentação correta é a melhor prevenção. Se acontecer fissura, o melhor tratamento é passar o próprio leite materno e a lanolina somente em lesões grandes ou que não melhoram com acerto da pega e da posição.


Curativos de gel

Os curativos em forma de disco à base de gel também estão na lista de desejos das futuras mamães, mas não são recomendados. Em função de sua composição, podem aumentar a chance de infecção.


Protetores absorventes

Eles servem para absorver o excesso de leite materno, podendo ser descartáveis ou reutilizáveis e, embora pareçam práticos, podem deixar os mamilos úmidos, caso os absorventes sejam revestidos com plástico impermeável. Por isso, devem ser trocados frequentemente. Do contrário, há um alto risco de proliferação de fungos e bactérias nocivas para a mãe e para o bebê.

Caso tenha dúvidas sobre a amamentação e os acessórios, lembre-se de perguntar ao pediatra. Ele é o profissional mais indicado para orientar mães e pais.

___ Relatores Dra. Mirela Leite Rozza Dra. Patrícia Marañon Terrivel Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo


bottom of page