Vacina BCG: proteção essencial contra as formas graves de tuberculose infantil
- Giselle
- 7 de jul.
- 1 min de leitura

A Vacina BCG é uma das mais importantes armas da medicina preventiva, especialmente na infância. Celebrada em 1º de julho, essa vacina é aplicada em recém-nascidos e protege contra formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.
Desenvolvida em 1921, a BCG ainda hoje é parte essencial do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível gratuitamente pelo SUS. A aplicação deve ocorrer logo após o nascimento ou até os 30 dias de vida.
Após a vacina, é comum o surgimento de uma pequena ferida e cicatriz no local da aplicação. A ausência dessa cicatriz não significa, necessariamente, falta de proteção.
Vacinar é proteger. Vacina BCG salva vidas.
O Ministério da Saúde alerta que bebês com imunodeficiências graves não devem receber a vacina, reforçando a importância do teste do pezinho e da triagem neonatal.
Com 70 mil novos casos de tuberculose registrados anualmente no Brasil e 4.500 mortes, a BCG continua sendo essencial para salvar vidas e prevenir complicações graves. Além disso, a vacina representa um gesto de cuidado e compromisso com o futuro das crianças.




Comentários