top of page
Buscar

Dezembro Vermelho: “Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência”


“Temos a tendência a achar que acidente é todo aquele fato inesperado e inevitável. No entanto, muitos acidentes na infância podem ser evitados, especialmente porque algumas situações que aumentam exponencialmente o risco dessas ocorrências são conhecidas”. A declaração do coordenador de Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Claudio Barsanti, nos faz refletir sobre a necessidade de estarmos atentos e adotarmos medidas eficazes no sentido de prevenir e proteger crianças e adolescentes.


A SPSP incluiu essa temática em seu calendário de campanhas justamente por entender que o pediatra é imprescindível no papel de alertar pais, familiares e responsáveis  sobre situações de risco para bebês, crianças e adolescentes e, desta forma, orientá-los para que possam evitar situações perigosas. “Um exemplo muito bom é a importância do adequado armazenamento de medicamentos, produtos de limpeza ou tóxicos, que devem ser guardados em locais seguros, onde a criança não tenha acesso. Dessa forma, será possível evitar uma ingestão indevida que pode ocasionar um grave dano”, adverte Barsanti.


A coordenadora da campanha Dezembro Vermelho: Prevenção de acidentes na infância e adolescência, Tânia Zamataro, lembra que acidentes estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade na infância e adolescência no mundo. “No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos. Dados do Ministério da Saúde de 2017 (DATASUS) apontam quase 3.700 mortes nessa faixa etária e aproximadamente 115.000 internações, além de sequelas nos sobreviventes (a cada 1 morte, 4 crianças apresentarão sequelas). Esses dados corroboram o imenso impacto econômico que esses acidentes causam ao País, além de seu efeito devastador sobre as famílias”, ressalta Tânia.


A coordenadora acrescenta ainda que o termo “lesões não intencionais”, no lugar de “acidentes”, fornece uma ideia melhor do quanto a prevenção é determinante para diminuir a ocorrência. “Acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, queimaduras, quedas, intoxicações lideram as causas de lesões não intencionais. As intervenções preventivas são as medidas mais eficazes para evitar ou ao menos diminuir os riscos de lesões”, diz a pediatra, que pontua também atitudes que podem fazer toda a diferença, mesmo quando já se instalou o agravo:


Prevenção primária: Evitar a ocorrência da lesão, tornando inacessível tudo o que pode oferecer algum risco ou perigo.  Exemplos: eliminar pequenas partes dos brinquedos de bebês, guardar venenos e outros produtos perigosos em locais seguros e altos, fora do alcance das crianças.


Prevenção secundária: Reduzir ou eliminar o perigo potencial reduz a severidade na ocorrência da lesão. Exemplos: uso de capacetes de bicicletas e cintos de segurança.


Prevenção terciária: Após a ocorrência da lesão, buscar o tratamento médico efetivo para melhorar o ocorrido. Exemplos: levar ao pronto-socorro imediatamente para receber atendimento médico e reabilitação apropriada.


A Campanha Dezembro Vermelho da SPSP terá uma programação especial com iniciativas voltadas para conscientizar profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância de prevenir acidentes. Em breve disponibilizaremos mais informações em nosso portal spsp.org.br.


bottom of page