Buscar

Webinar do CFM vai debater as perspectivas da Residência Médica


Depois de abordar temas como a avaliação das instituições de ensino e dos estudantes de medicina e a qualificação dos professores e preceptores, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vai debater durante o XI Fórum Nacional de Ensino Médico “O futuro da residência médica no Brasil”. O evento, que ocorrerá em forma de webinar na manhã do próximo dia 5 de dezembro, será aberto ao público e não vai exigir inscrição prévia.


O Fórum será dividido em duas partes: das 9h às 10h40 será apresentada a situação atual da Residência Médica e deste horário até 12:40, as possibilidades de aprimoramento dos programas. No primeiro momento, o professor Milton Arruda Martins vai falar sobre a importância da Residência Médica no mundo para a formação e indução da força de trabalho. Outros assuntos debatidos nesta mesa serão a avalição das residências e dos residentes e o que falta aos participantes dos programas.


Em seguida, na mesa sobre as perspectivas da Residência Médica, um representante do Ministério da Saúde vai falar sobre a macrogestão dos programas de residência médica. Neste ponto, será possível saber os planos do governo federal para aprimorar a residência em medicina. Outros temas debatidos nesta mesa serão os padrões mínimos para a preceptoria e para os campos de estágio e a telemedicina nas residências. Após as apresentações serão reservados 85 minutos para debates com os membros da Comissão de Ensino Médico do CFM e sociedade.


Para o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Júlio Braga, o Fórum vai oferecer uma boa oportunidade para discutir a residência médica, já que participarão médicos, professores e representantes do governo e da sociedade, cada qual dando contribuições distintas sobre o assunto. “Por ser uma formação em serviço, a residência é ensino, mas também é trabalho. O residente é um médico como qualquer outro, mas que deve ser apoiado para que a residência seja um espaço de aprendizagem”, avalia.


Durante o XI Fórum Nacional de Ensino Médico será realizado o lançamento virtual de uma publicação com o resultado dos debates realizados durante o X Fórum, que debateu a qualificação do internato e da preceptoria. A brochura foi organizada pelo coordenador da Comissão de Ensino Médico na gestão 2014-2019, Lúcio Flávio Gonzaga, e pela professora de medicina e integrante da Comissão de Ensino Médico, Valéria Goés Ferreira Pinheiro.

Os participantes da Comissão de Ensino Médico poderão participar dos debates com palestrantes por meio da plataforma Zoom, já os demais participantes do XI Fórum poderão enviar as perguntas por meio do espaço de interação do canal do CFM no Youtube.


#CFM #Barsanti #Médico #Pediatria #Enfermagem #Residência

©2018 Barsanti, Vazquez Advogados. Criado por Tess Tecnologia