top of page
Buscar

Webinar debate segurança do paciente em cirurgias durante a pandemia


Com o tema “Cirurgia Segura em Tempos de Pandemia”, a Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM promoveu nsta quinta-feira (12), a partir das 17:00, o terceiro webinar da série Conexão CFM. O seminário on-line foi transmitido pelo canal do Conselho no YouTube (ACESSE AQUI) e contou com a participação de três especialistas em qualidade e segurança do paciente. O evento foi aberto por Maria Isabel Correia, professora titular aposentada de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e área de atuação em Nutrição Parenteral e Enteral. A docente analisou os desafios existentes na implantação de protocolos para uma cirurgia segura. Na apresentação, a pesquisadora destacou a importância da qualidade e da abordagem nutricional para o cuidado de pacientes cirúrgicos.


Na sequência, o médico Antonio Capone Neto abordou o tema "Equipes muito efetivas em Cirurgia Segura". Na apresentação sobre a adoção de medidas pelos profissionais para reduzir os riscos de danos ao paciente, o ex-gerente médico de Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein falou sobre atitudes necessárias à prevenção de intercorrências relacionadas aos procedimentos. Anestesia segura - As apresentações do seminário virtual foram encerradas com a apresentação do médico anestesiologista Enis Donizetti Silva, sobre o tema "Revisitando a anestesia em Cirurgia Segura. Ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo e coordenador do Serviço de Anestesia do Hospital Sírio Libanês, Donizetti abordou condutas necessárias para redução de possíveis riscos da anestesia.


O Webinar da Câmara Técnica de Segurança do Paciente com o tema Cirurgia Segura foi o terceiro realizado desde o início da pandemia. Os anteriores tiveram como tema “Como manter práticas de segurança em momentos de crise”, apresentado em setembro, e “Raciocínio clínico e melhoria do diagnóstico”, exibido no mês de outubro.


Os seminários on-line tiveram 6.754 visualizações. A íntegra do Webinar pode ser acessada no canal do CFM no YouTube www.youtube.com/cfmedicina.


bottom of page