top of page
Buscar

Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças


"Durante os mil dias é possível impactar na redução da mortalidade e danos ao crescimento e neuro-desenvolvimento futuro da criança. Pode-se, também, evitar as denominadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) durante a fase de vida adulta, como a síndrome metabólica – caracterizada por diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial – e, ainda, alguns tipos de cânceres. Nessa fase, mecanismos epigenéticos, que podem alterar a estrutura do DNA, determinam o aparecimento dessas doenças, portanto evitar a subnutrição e a obesidade durante os mil dias é crucial na prevenção das DCNT.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP

A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças tem o objetivo de conscientizar a comunidade médica e a população sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase, que compreende os 270 dias de gestação somados aos dois primeiros anos de vida (730 dias). Esse período é fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento. A abordagem da campanha contempla diversos aspectos. Enquanto gestante, a preocupação materna deve ser com o controle de saúde no pré-natal e a nutrição, que deve ser orientada com atenção, pois o déficit em nutrientes pode ocasionar bebês com baixo peso ao nascer e prematuridade e, em excesso, pode ocasionar recém-nascidos com peso aumentado. Além disso, recomendações sobre o estilo de vida da gestante, evitando o fumo e, sobretudo, o álcool, como preconizado pela campanha de prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), promovida pela SPSP, são de primordial importância. Após o nascimento, além da nutrição, estímulos familiares e ambientais, visando o desenvolvimento mental e a prevenção de distúrbios emocionais dos pequenos, e ainda cuidados com a saúde e vacinação da gestante e da criança são o foco da campanha. Por isso, o pediatra é fundamental para acompanhar o crescimento e estimular a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, continuando até os dois anos, juntamente com o alimento complementar. A SPSP, por meio de seu Grupo de Trabalho dos Mil Dias, que coordena a campanha, quer colaborar com os gestores de saúde pública e sociedade civil na implementação de ações que possam contribuir na formação do capital humano e qualidade de vida futura da criança.

“A escolha desse período da vida para esta importante campanha da SPSP se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso – cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesta fase – e a importância dos nutrientes e estímulo adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta.”

Rubens Feferbaum, coordenador do Grupo de Trabalho dos Mil Dias da SPSP

Página da Campanha: Clique aqui


bottom of page