Buscar

Médicos querem exigir “Prova da OAB” para exercer profissão


A Associação Médica Brasileira (AMB) entregou ao senador Randolfe Rodrigues no fim de março um projeto de lei para instituir o Exame Nacional de Proficiência da Medicina (ENPM). A avaliação funcionaria como a prova de OAB para advogados, só que para médicos, com testes teóricos e práticos obrigatórios.


A ideia surgiu a partir da preocupação da AMB com a proliferação de cursos de má qualidade no país. Atualmente, 37 mil médicos são formados por ano nos 343 cursos de graduação em território nacional, o segundo maior número do planeta, só perdendo para a Índia. “Não existe nenhum órgão que ateste a qualidade de formação dos alunos.


Muitas escolas surgem de forma indiscriminada, sem a menor preocupação com a excelência do ensino”, afirma José Eduardo Lutaif Dolci, diretor científico da AMB. “Se tivermos um exame bem feito, teremos um retorno positivo para toda a sociedade. Outro efeito colateral é que as universidades terão que se preocupar de verdade com a formação do aluno.”


Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/medicos-querem-implementar-prova-como-a-da-oab-para-exercicio-da-profissao/


#amb #barsanti #pediatra #medicina #pediatria #provadaoab #medico #oab #direito #medica #inpm #universidade