Buscar

I Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem promove debate sobre publicidade e saúde mental


O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou nos dias 16 e 17, o I Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem. O evento, transmitido pelo canal oficial da autarquia no YouTube (acesse aqui), reuniu lideranças médicas em torno de temas como autonomia médica, saúde mental e qualidade de vida do médico, publicidade médica e uso das redes sociais na medicina.


De acordo com o coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM e conselheiro federal pelo estado de Sergipe, Ricardo Scandian, a primeira edição on-line do encontro teve como objetivo abrir o debate com a comunidade médica sobre desafios atuais da Medicina no Brasil e no mundo. “A pandemia de covid-19 impôs novos e grandes desafios para a sociedade como um todo, sobretudo para assistência médica e para a rotina dos profissionais. Neste encontro, discutimos algumas das estratégias para superar esse cenário”, disse.


Programação – No primeiro dia, além de Scandian, também interagiram com os palestrantes os médicos Lúcio Flávio Gonzaga, membro da Comissão de Ensino Médico do CFM; e Beatriz Costa, 2ª secretária do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). A conferência de abertura abordou o tema “Limites da autonomia médica” e foi proferida pelo professor coordenador do Curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), Rui Nunes.


Em seguida, Stefan Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentou palestra sobre o histórico de pandemias no mundo. Na sequência, Eduardo Humes, coordenador médico do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, abordou a “Saúde mental e qualidade de vida do médico”.


As atividades do segundo dia foram abertas com a conferência do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, sobre publicidade médica. Em seguida, Eduardo Gonçalves, membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, apresentou uma visão sobre a “relação entre médicos”. O evento foi encerrado com a palestra do social media strategist, Gui Margutti, sobre “Redes sociais na medicina”.


Os conselheiros federais suplentes, Luís Guilherme (RJ), Annelise Meneguesso (PB) e Graziela Bonin (SC), também participaram da mesa virtual do segundo dia, como presidente, moderadora e debatedora, respectivamente. Ao final de cada dia, os palestrantes dedicaram um tempo para responder aos questionamentos dos internautas.


#CFM #Barsanti #Medicina #Debate #Publicidade #Saude mental #Pediatra #Medicina #Direito #Medica