Buscar

Cremesp cria conteúdo exclusivo de orientação para atuação do médico no combate ao coronavírus


O Cremesp está lançando o hotsite covid-19.cremesp.org.br, com recomendações aos médicos para a atividade profissional durante o período da pandemia, com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), entre outras instituições de saúde.


No hotsite, os médicos poderão tirar suas dúvidas sobre os mais variados procedimentos a serem adotados para o combate à doença, com acesso a informações úteis sobre estratégias de atendimento. Entre elas, a realização ou não de consultas, exames e cirurgias eletivos; prescrição para pacientes em isolamento domiciliar, assim como atestado médico para pessoas que tiveram contato com os mesmos; medidas de antissepsia; assistência em UTIs; tratamentos experimentais; equipamentos de proteção individual (EPIs); e preenchimento de Declarações de Óbito.


Também terão acesso a questões éticas relacionadas aos procedimentos necessários para a atuação de médicos ligados a grupos de risco e para aqueles que atuam na linha de frente e venham a apresentar sintomas da doença (veja aqui os ofícios enviados ao ministro da Saúde e ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo), com recomendações sobre direitos e deveres do médico durante o atendimento.


Além disso, o médico encontrará disponíveis notícias veiculadas na imprensa sobre as ações do Cremesp para orientar e facilitar o atendimento aos pacientes durante a pandemia de coronavírus. Também poderá conferir denúncias sobre as liminares concedidas para impedir a oferta de falsos tratamentos e fake News, por médicos e outros profissionais da saúde.


Em uma guia específica, terá acesso gratuito a material de apoio sobre literatura médica - com conteúdo atualizado sobre a covid-19, incluindo, por exemplo, artigos divulgados pelo New England Journal of Medicine, compilações das mais recentes evidências científicas publicadas pela plataforma UpToDate e referências sobre achados radiológicos da infecção, publicadas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, além de posts com orientações sobre a pandemia, divulgados no Instagram do Cremesp (@cremesp_crm).


O hotsite traz ainda outras informações para facilitar o trabalho do médico, como a que orienta sobre como alugar um carro sem custo por meio da empresa Turbi. Também disponibiliza orientações atualizadas do Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, Comissão Nacional de Residência Médica e Sociedades de Especialidades, entre outros, assim como links úteis para informação médica validada por entidades internacionais, como os da OMS, FDA, CDC etc.


Para facilitar o contato do médico e o esclarecimento de dúvidas, foram inseridos no hotsite formulários para perguntas e respostas, que serão compiladas e compartilhadas no próprio hotsite. Também foram abertos dois canais de comunicação para que o médico possa tirar dúvidas pontuais sobre o atendimento. São eles: Whatsapp 98286-3722, número destinado apenas para o envio de mensagens; e o email: covid-19@cremesp.org.br. As respostas para as dúvidas encaminhadas a estes dois canais também serão disponibilizadas no hotsite.


Complementando os serviços oferecidos no novo hotsite do Cremesp, foi criada uma seção de vídeos, na qual o médico já tem disponíveis uma live realizada na sede do Conselho, sobre a covid-19, e gravações de procedimentos médicos, como intubação, paramentação, higienização, ventilação etc.


#Cremesp #Barsanti #Pandemia #Hotsite

©2018 Barsanti, Vazquez Advogados. Criado por Tess Tecnologia