Buscar

Abril Azul – confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino


“As vacinas têm um papel extremamente importante na erradicação e controle de doenças e a recusa vacinal pode ter um impacto muito negativo para a saúde pública, inclusive contribuindo para emergir doenças que já estavam controladas ou até mesmo erradicadas. Vale lembrar que a vacinação também tem grande relevância na economia e aspecto social, uma vez que leva a uma redução de custos com consultas, tratamentos e internações e proporciona melhores condições de saúde.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP


O profissional de saúde, especialmente o pediatra, é considerado a principal e mais confiável fonte de informação para as famílias sobre a importância das vacinas. Com a grande disponibilidade de novas vacinas e frequentes mudanças no calendário de imunizações, é fundamental a atualização constante do pediatra. Dessa forma, a Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou a campanha Abril Azul – Confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino.


Um dos objetivos específicos da campanha é conscientizar o profissional de saúde do seu papel fundamental na manutenção da confiança e credibilidade das vacinas, habilitando-o a enfrentar a questão da hesitação e da recusa vacinal de uma forma ética e segura. Outro objetivo é apoiar – por meio da educação médica continuada, informação e conscientização – ações que promovam o alcance das imunizações a toda a nossa população. É obrigação da comunidade científica esclarecer as dúvidas da sociedade, enfatizando o impacto proporcionado pelos programas de imunização na prevenção de doenças, hospitalizações, sequelas e mortes associadas a essas doenças, destacando a importância de mantermos elevadas coberturas vacinais, impedindo o ressurgimento dessas doenças na nossa comunidade.


Convocamos todos os pediatras a participarem desta iniciativa para que possamos proteger ao máximo os cidadãos brasileiros. É preciso ficar claro que as vacinas trazem benefícios evidentes e são aliadas na busca da saúde.


A campanha é coordenada pelo Departamento Científico de Imunizações da SPSP.


“Poucas intervenções em saúde pública tiveram tanto impacto na humanidade como as vacinas. Os benefícios são inequívocos, com redução de mortes, hospitalizações, sequelas, e especialmente contribuindo para a melhora da qualidade de vida da nossa população.”

Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SPSP


#SPSP #Pediatra #Barsanti #Medicina #Pandemia #Vacinacao #Medico #Medica #Direito #Vacina